ANTICIPATING ISSUES

DELOS PROMOTES LEGAL SECURITY AND THE PROPER PERFORMANCE OF CONTRACTS THROUGH THEIR REGISTRATION WITH DELOS

CLÁUSULAS MODELO

Para baixar uma versão em PDF das cláusulas modelos, clique aqui. Uma vez a cláusula de arbitragem DELOS inserida em seu contrato, e este concluído e assinado, considere registrá-lo enviando-nos uma cópia. O registro é gratuito e possui diversas vantagens.

Modelo de cláusula compromissória da DELOS
Opção de negociação antes da arbitragem
Modelo de cláusula compromissória confidencial
Modelo de cláusula de lei aplicável
Modelo de compromisso arbitral para submeter disputas existentes à arbitragem da DELOS
Modelo de cláusula para optar pelo Mecanismo de Reforço de Cumprimento da DELOS

***

MODELO DE CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA DA DELOS

A cláusula compromissória da DELOS foi especialmente desenvolvida para dar suporte a resolução de disputas de forma rápida e economicamente eficiente. A cláusula modelo deve ser inserida em contratos, sem qualquer modificação (e você poderá em seguida registar seu contrato com a DELOS).

Para a escolha da sede (ou lugar) da arbitragem, e as partes podem achar útil consultar o Guia de Sedes de Arbitragem da DELOS (GAPGuide to Arbitration Places), particularmente a tabela de traffic lights. Quanto mais segura a sede, conformemente definido pelo GAP, provavelmente maior será o custo-benefício e mais eficiente será a resolução de qualquer disputa através da arbitragem.

1.  Qualquer disputa oriunda do presente contrato ou com ele relacionada será exclusiva e definitivamente resolvida por arbitragem, de acordo com o Regulamento de Arbitragem da DELOS em vigor na data do começo da arbitragem.

2.  A sede da arbitragem será [as partes devem escolher uma cidade e indicar o país onde a cidade está localizada], sendo que as partes concordam em realizar audiências e/ou reuniões (se as houver) em qualquer lugar adequado e/ou através de qualquer meio de comunicação simultânea adequado. O idioma da arbitragem será [as partes devem escolher um]. O Tribunal Arbitral será composto por [“árbitro único” ou “um tribunal arbitral composto por três árbitros” ou “um ou três árbitros”] designado(s) de acordo com o Regulamento de Arbitragem da DELOS.

3.  Ao submeter a sua disputa a arbitragem de acordo com o Regulamento de Arbitragem DELOS, as partes cumprirão a sentença arbitral prontamente e renunciam ao direito a qualquer forma de recurso, desde que tal renúncia possa ser feita validamente.

Observe que você pode registrar seu contrato com a DELOS enviando uma cópia deste por e-mail para contract-registration@delosdr.org para poder beneficiar de custos de arbitragem reduzidos conforme o Apêndice 7 do Regulamento DELOS).

Topo da página

OPÇÃO DE NEGOCIAÇÃO ANTES DA ARBITRAGEM

Trata-se de boa prática comercial que as partes estabeleçam um prazo de negociação formal a ser iniciado antes que a disputa submetida à arbitragem possa começar. Este período também pode ser útil para que as partes possam avaliar cuidadosamente as suas posições e, potencialmente, resolverem a disputa. Em caso de arbitragem da DELOS, tal análise ajudará as partes a engajarem-se num processo ativo, desenvolvido para garantir uma forma eficiente de resolução da sua disputa. DELOS propõe que as partes insiram a seguinte redação no início do modelo de cláusula compromissória.

Contrato com duas partes

1.  No caso de qualquer disputa oriunda do presente contrato ou com ele relacionada qualquer das partes convidará a outra parte para começar negociação com o fim de resolver a disputa. Qualquer convite para negociar deverá ser feito por escrito, na forma usualmente utilizada pelas partes para comunicarem por escrito.

2.  Se as partes não chegarem a acordo dentro de [14 dias de calendário – as partes devem definir um período apropriado] contados da data em que uma parte tiver convidado a outra, por escrito, para negociarem, a disputa será exclusiva e definitivamente resolvida [continuar com “por arbitragem de acordo com ...” no modelo de cláusula compromissória acima]

Contrato com três ou mais partes

1.  No caso de qualquer disputa oriunda do presente contrato ou com ele relacionada, qualquer das partes poderá convidar as outras para começarem negociação e resolverem a disputa. Qualquer convite para negociar deverá ser feito por escrito, na forma usualmente utilizada pelas partes para se comunicarem por escrito.

2. Se as partes não chegarem a acordo dentro de [14 dias de calendário – as partes definem um período apropriado] contados da data em que uma ou mais partes tenham convidado as outras partes, por escrito, para negociarem, a disputa será exclusiva e definitivamente resolvida [continuar com “por arbitragem de acordo com ...” no modelo de cláusula compromissória acima]

Topo da página

MODELO DE CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA CONFIDENCIAL

As partes podem também optar por manter a arbitragem e o seu resultado confidenciais. Nesse caso, a DELOS sugere o uso da seguinte redação:

As partes concordam em manter confidenciais a existência e o conteúdo da arbitragem, bem como manifestações escritas e orais, e todos os documentos produzidos para ou que surjam da arbitragem, salvo se assim for requerido por dever legal ou regulamentar ou para proteger ou exercer direito legal.

Topo da página

MODELO DE CLÁUSULA DE LEI APLICÁVEL

Um contrato que não especifica claramente a lei aplicável pode complicar a resolução de conflitos relacionados a tal contrato. Logo, DELOS recomenda a inserção de cláusula de lei aplicável ao contrato, conforme a seguinte:

Este contrato será regido e interpretado de acordo com as leis de [jurisdição] independentemente de suas disposições quanto a conflito de leis e jurisdição.

Topo da página

MODELO DE COMPROMISSO ARBITRAL PARA SUBMETER DISPUTAS EXISTENTES À ARBITRAGEM DA DELOS

Se uma disputa já surgiu e as partes desejam submetê-la à arbitragem da DELOS, as partes geralmente assinam um compromisso arbitral para tal efeito. A DELOS sugere que o acordo contenha a seguinte cláusula. O acordo pode ser registrado na DELOS como qualquer outro contrato.

1.  As partes concordam que a seguinte disputa será exclusiva e definitivamente resolvida por arbitragem, de acordo com o Regulamento de Arbitragem da DELOS em vigor na data deste compromisso: [inserir descrição da disputa e das partes].

2.  A sede da arbitragem será [as partes devem escolher uma cidade e indicar o país onde a cidade está localizada], sendo que as partes concordam em realizar audiências e/ou reuniões (se necessárias) em qualquer lugar adequado e/ou através de qualquer meio de comunicação adequado. O idioma da arbitragem será [as partes devem escolher um]. O Tribunal Arbitral será composto por [“árbitro único” ou “um tribunal arbitral composto por três árbitros” ou “um ou três árbitros”] designado(s) de acordo com o Regulamento de Arbitragem da DELOS.

3.  Ao submeterem a sua disputa a arbitragem, de acordo com o Regulamento de Arbitragem da DELOS, as partes cumprirão a sentença arbitral sem demora e renunciam ao direito a qualquer forma de recurso, desde que tal renúncia possa ser feita validamente.

Topo da página

MODELO DE CLÁUSULA PARA OPTAR PELO MECANISMO DE REFORÇO DE CUMPRIMENTO DA DELOS

É possível que as partes optem pelo Mecanismo de Reforço de Cumprimento da DELOS em qualquer estágio da disputa, por exemplo, como parte de um acordo de arbitragem que designa outras regras de arbitragem que não as da DELOS, ou em um termo de acordo (registrado em uma sentença homologatória de acordo), ou em um acordo que trate da forma de execução de uma sentença, e independentemente do acordo ou da sentença arbitral relevante refira-se ao Regulamento da DELOS ou a outras regras de arbitragem:

As partes concordam com o Mecanismo de Reforço de Cumprimento de acordo com o Regulamento de Arbitragem da DELOS, incluindo todas as revelações de informações relacionadas.

Topo da página