TRAINING
ROAP LUSÓFONO - 2026 EDIÇÃO



A seguir, conheça os Co-Presidentes, o Corpo Docente e Co-Convocantes do ROAP Lusófono, composto por advogados de destaque na arbitragem internacional sediados no Brasil e em Portugal, que também atuam regularmente como árbitros e especialistas seniores em quantificação de danos:

Da esquerda para a direita e de cima para baixo, temos a honra de contar com André Abbud, Julie Bédard, Filipa Cansado Carvalho, Fabiano Robalinho Cavalcanti, André de Luizi Correia, Miguel de Almada, Marie-Isabelle Delleur, José Feris, Marcelo Roberto Ferro, Leonardo Florencio, Alice Moreira Franco, Gustavo Galizzi, Eduardo Damião Gonçalves, Mariana França Gouveia, Renato Grion, Gustavo Kulesza, Paulo Felipe Manoel, Sofia Martins, Leonardo de Campos Melo, Felipe Rocha, Frederico Singarajah e Alex Wilbraham. As suas breves biografias encontram-se abaixo.
Sofia Martins é Sócia e Cocoordenadora da área de prática de contencioso e arbitragem na Miranda & Associados.
Representa clientes em assuntos litigiosos, atuando igualmente como árbitro, em Portugal e no estrangeiro, envolvendo vários tipos de matérias contratuais em vários setores (tais como construção, energia, M&A, etc.) e bem assim matérias de investimento.
A Sofia é atualmente Presidente Associação Portuguesa de Arbitragem (APA), cuja Direção integra desde 2014. É também membro da Corte de Arbitragem e da Comissão de Arbitragem e ADR da CCI. Desde julho de 2024, integra ainda o painel de árbitros do Centro Internacional para a Resolução de Disputas de Investimento do Banco Mundial.
Entre 2012 e 2019 foi vogal do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, e entre 2017 e 2022 foi officer da Comissão de Arbitragem da IBA, primeiro como tesoureira e finalmente como uma das Vice-Presidentes. Foi, no mesmo período, coeditora do IBA International Arbitration Country Guide. Entre 2020 e 2023 foi ainda Presidente da Comissão de Gestão do Centro de Arbitragem da Concórdia.
A Sofia é reconhecida há vários anos nos principais diretórios internacionais, tais como Chambers, Legal 500, Leaders League e Who’s Who Legal/Lexology - Arbitration.
Escreve e participa regularmente como oradora em seminários e conferências relacionados com matérias de arbitragem, lecionando ainda como convidada em várias faculdades de direito em Portugal no âmbito de cursos de pós-graduação e mestrado.
Fala português, inglês, espanhol e francês.
Paulo possui mais de 20 anos de experiência com atuação primária que inclui assessorar clientes na execução de investigações corporativas, implementação e manutenção de programas antifraude e de integridade, auditorias internas, avaliações de integridade no contexto de M&A (pré e pós aquisições) e suporte a litígios corporativos.
Já liderou diversas investigações de cunho regulatório (FCPA, UKBA, CFPOA, Sapin II e lei 12846), auditorias internas, due diligences pré e pós aquisições, avaliações e implementações de programas de integridade na América do Sul, América do Norte, Europa e África em diversos setores diferentes. Paulo também possui experiência significativa em disputas corporativas, tendo atuado e testemunhado em diversas cortes arbitrais e judiciais.
Já atuou em diversos setores econômicos, incluindo mas não se limitando aos setores farmacêutico, médico, energia, varejo, bens de consumo, automotivo e aero-espacial.
Atuou também como criador e Presidente do Conselho Fiscal do capítulo brasileiro da Transparência Internacional e é membro atuante do Comitê Anticorrupção do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP.
Paulo é coautor do livro Monitoria de Programa de Compliance no Brasil publicado pela Editora Mizuno em 2022, além de ter diversos artigos publicados.
Experiência profissional em contabilidade forense, auditoria externa, investigações de fraude e disputas complexas no Brasil e no exterior. Atualmente lidera a área de Suporte a Litígios na CLA Brasil, coordenando projetos que envolvem arbitragem, perícia técnica, auditoria forense, investigações corporativas e recuperação de ativos em diversas jurisdições.
Felipe atua com foco técnico e visão estratégica no suporte a litígios judiciais e extrajudiciais. Possui ampla experiência em investigações de alta complexidade, avaliação de riscos de fraude, testes de controles internos, due diligence investigativa e conformidade com regulamentações como o FCPA, UK Bribery Act e a Lei Anticorrupção Brasileira. Presta suporte a escritórios de advocacia, empresas e investidores na resolução de disputas, identificação de atividades ilícitas, mitigação de riscos legais e financeiros, bem como na identificação, rastreamento e recuperação de ativos nacionais e internacionais.
As principais áreas de especialização incluem assistência técnica em processos judiciais e arbitrais, perícia contábil, financeira e econômica, auditoria forense, investigações internas e externas, e projetos de compliance. Também realiza análise documental, entrevistas forenses, revisão de contratos e elaboração de laudos técnicos, com foco em evidências, quantificação de danos e soluções estratégicas.
